CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Aprenda a fazer uma quiabada

Quem nunca comeu quiabo na vida não sabe o que está perdendo, almoço de final de semana ou uma comida para um dia mais frio, o quiabo é um prato milenar apreciado pelo os nossos avós e presente no nosso cotidiano até hoje.

Quiabo (seu nome científico é Abelmoschus esculentum) é um alimento de origem africana. Pode aparecer entre o Egito e a Etiópia, mas também é amplamente consumido no Sudão, Nigéria, Mali, Guiné-Bissau e Burkina Faso. Nos Estados Unidos, é considerado um alimento típico dos estados do sul.

Quiabo é uma fruta da família da malva (Malvaceae). Ele é descendente de africanos. Também é conhecido como quingombô, gombô, quibombó, quibombô, quigombó, quibombó, quimbombô, quingobó, quingombó e quingombô.

Junto com o intenso tráfico de escravos para a América, para trabalhar nas plantações, e depois na mineração, houve também um intenso intercâmbio cultural entre os dois continentes, o que permitiu a chegada de várias espécies de plantas e animais ao Brasil. Entre os pratos entregues com os escravos estava o quiabo.

Você sabia que quem trouxe o quiabo para o Brasil foi os negros?

Junto com vários outros legumes e verduras, se você não experimentou ainda o frango com quiabo é uma comida típica portuguesa trazida ao Brasil pelos colonizadores. Os colonos preparavam ensopados de animais de caça ou animais criados em fazendas e fazendas, como galinhas e porcos. Normalmente eram acompanhados de farinha de mandioca, outro prato típico nacional de origem indígena.

Se você está apreciando um frango com quiabo se sinta abraçado pelo a culinária mineira, além de preservar parte cultura da história da alimentação no Brasil.

Agora que você sabe a origem desse prato delicioso, vamos aprender na prática como fazer uma quiabada?

Excelente opção para um almoço em família, prato típico de um domingo!

Ingredientes:

  • 1 cebola;
  • 30 quiabos;
  • 4 colheres de sopa de azeite dendê;
  • 150g de bacon;
  • ½ tomate;
  • 4 dentes de alho picados;
  • Sal, colorau, cominho e pimenta do reino a gosto;
  • Coentro e cebolinha;
  • 1 colher de sopa de limão ou vinagre;
  • 200g de carne seca;
  • 400gr de acém ou músculo bovino;
  • 3 xicaras de chá de camarão seco e defumado.

Como fazer a quiabada?

  1. Corte a carne em cubos não muito pequenos. Já a carne seca, ferva em água 2 vezes ou deixe de molho em água durante a noite, mudando a água para pelo menos 4 vezes. Bacon e pepperoni só precisam ser fervidos uma vez.
  2. Pique o tempero (1/2 cebola, 1/2 tomate, 1/2 pimenta, alho, cebolinha), coloque a carne dessalgada e a carne fresca na panela de pressão e “recheie”. Ferva com um pouco de água, pimenta em pó, pimenta do reino, cominho e vinagre até começar a ferver.
  3. Lave em seguida muito bem o quiabo, retire todas as suas pontas e corte o mesmo em cubo, ou em fatias;
  4. Se não escorrer os camarões, lave-os com água corrente e ferva-os para retirar o excesso de sal e corante. No liquidificador, misture 1/2 cebola, 1/2 pasta de coentro e camarão com 1 xícara de chá.
  5. Misture o tempero batido com a carne na panela de pressão, acrescente o óleo de palma, alguns camarões inteiros e leve ao fogo baixo por 25 minutos a partir do início da alta pressão.
  6. Espere que a pressão desapareça e abra a tampa. Adicione o quiabo em fatias finas e deixe cozinhar por mais 7 minutos sob pressão ou 15 a 20 minutos sem pressão até que o quiabo esteja macio. Sua quiabada estará pronto para ser degustado.

Latest

Online Dating in the Modern Era

The world of online dating has revolutionized the way...

Receita de Acarajé e Abará

O acarajé é uma das especiarias tradicionais mais populares...

Praias da Bahia: as 5 melhores e mais bonitas

Se você está ser planejando ir a Bahia, você...

Como fazer a Moqueca Baiana?

O sabor do Nordeste tem um sabor forte e...

Newsletter

spot_img

Don't miss

Online Dating in the Modern Era

The world of online dating has revolutionized the way...

Receita de Acarajé e Abará

O acarajé é uma das especiarias tradicionais mais populares...

Praias da Bahia: as 5 melhores e mais bonitas

Se você está ser planejando ir a Bahia, você...

Como fazer a Moqueca Baiana?

O sabor do Nordeste tem um sabor forte e...

Maturi: culinária Nordeste

A culinária nordestina é diversa, e sua principal característica...
spot_imgspot_img

Online Dating in the Modern Era

The world of online dating has revolutionized the way people connect and find love. With the advent of technology, individuals no longer need to...

Receita de Acarajé e Abará

O acarajé é uma das especiarias tradicionais mais populares do Brasil e tem uma história cultural pouco conhecida. É vendida em todo o país, principalmente...

Praias da Bahia: as 5 melhores e mais bonitas

Se você está ser planejando ir a Bahia, você não pode deixar de visitar essas 7 praias maravilhosas. As praias baianas são salpicadas de coqueiros,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui