Mulher que anunciou ter dado à luz 10 bebês tem relato desmentido pelas autoridades

Uma notícia tem sido destaque nas redes sociais nesta quinta-feira (24). De acordo com fontes oficiais, o relato da sul-africana Gosiame Sithole que teria conseguido dá à luz a 10 bebês nos primeiros dias deste mês é falso. Os nascimentos não foram registrados em nenhum hospital na província de Gauteng e de acordo com registros médicos não há a informação de que a mulher tenha estado grávida recentemente, como demonstram documentos oficiais.

Atualmente Gosiame que tem 37 anos segue detida sob a custódia do estado e é tratada como uma pessoa portadora de distúrbio mental. Por meio de nota o governo de Gauteng relata a história mas não esclarece os motivos pelos quais a mulher tenha contado este caso. Primeiramente o caso envolvendo Gosiame teve publicação no site Pretoria News e depois o prefeito confirmou a versão com alguns veículos de imprensa replicando a história. Entretanto o governo local comunicou que o prefeito não chegou a ver os bebês e confiou apenas na palavra da família.

De acordo com o site, Gosiame teve os dez bebês no dia 7 de junho no Hospital Universitário Steve Biko, que fica na capital e denunciou o despreparo dos médicos além de acusar o hospital e governo local de negligência médica.”Essas alegações são falsas, não embasadas e servem apenas para atacar a boa reputação do Hospital Universitário Steve Biko e do governo provincial de Gauteng” , disse uma autoridade local afirmando que iria processar o editor-chefe do site Pretoria News, Piet Rampedi, e o IOL, grupo Independente Online.

Sithole e Teboho Tsotetsi, seu parceiro, moravam em Thembisa, município perto de Joanesburgo e frequentavam a mesma igreja que Rampedi, editor-chefe do site Pretoria News. O editor entrevistou o casal no mês de maio com a notícia que estariam esperando oito bebês além de ter acesso a fotos que mostravam Sithole aparentemente grávida. No dia 10 de junho o site noticiou um número maior de bebês nascidos atribuindo a informação a Tsotetsi, que seria a fonte da informação.

Tempos depois Tsotetsi disse que recebeu a notícia do nascimento dos bebês por meio de mensagens de texto em razão de não poder estar no hospital por causa da pandemia de Covid 19. O editor-chefe baseou a sua notícia nas mensagens de WhatsApp e não consultou o hospital para ter informações. Sithole e Teboho receberam muitas doações, incluindo US$ 1 milhão de rands (cerca de R$ 350 mil) do presidente do IOL, Iqbal Survé. Entretanto o Pretoria News não fez a divulgação do hospital onde os bebês haviam nascido e começavam aí as suspeitas. O IOL fez acusações ao Hospital Universitário Steve Biko dez dias após o suposto nascimento.

Tsotetsi comunicou o desaparecimento de Sithole e pediu às pessoas que não fizessem mais doações o que despertou ainda mais suspeitas. A mulher foi localizada nessa sexta-feira (18) por assistentes sociais e foi internada em um hospital para fazer exames. O editor-chefe Rampedi se desculpou perante o IOL e disse que deveria ter investigado a história com mais rigor.

Da redação do Acontece na Bahia

Ver completo...