Uma notícia tem sido destaque nas redes sociais neste sábado (20). Uma confusão no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, chamou a atenção de quem estava no local. A discussão que foi marcada por troca de palavrões e ameaças, se iniciou após um rapaz, dono de um coelho, ser barrado por funcionários da companhia aérea no momento do embarque, apesar de possuir autorização judicial para levar o animal nessa quinta (18).

Os advogados do dono do animal informaram que Alfredo, nome do coelho, embarcou no avião sob escolta policial, após uma segunda autorização judicial.

A defesa do rapaz disse que entrou em contato anteriormente com a KLM e informou sobre a decisão judicial autorizando o embarque do animal, para que não houvesse contratempos de última hora e mesmo assim “o comandante informou não se importar com a decisão judicial e retornou à aeronave, sem os nossos clientes”.


O escritório de advocacia divulgou nas redes sociais as imagens do passageiro e seu animal.”O nosso escritório repudia, veementemente, toda forma de violência e, mais ainda, o desrespeito às decisões judiciais, que são um dos pilares do estado democrático de direito”, comunicaram em nota os advogados da Furno Petraglia e Pérez Advocacia.

As imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que o dono do animal xingou a funcionária da KLM e, em seguida foi atingido com socos por outro funcionário, que estava vestido de preto, desencadeando uma confusão generalizada.

No momento da confusão, o dono do animal, que estava ao telefone, foi empurrado e esbarrou na mala onde o animal estava. O vídeo divulgado mostra o casal questionando com a funcionária sobre a autorização judicial prévia e o aval da própria KLM, permitindo o embarque do coelho.
A empresa divulgou uma nota em que esclarece que houve um “equívoco interno” ao repassar informações sobre a documentação para a equipe de embarque.

Devido a um equívoco interno da companhia, o transporte excepcional do animal na cabine da aeronave, com base em uma decisão judicial, não foi comunicado à tripulação do voo com antecedência”, disse a nota emitida pela empresa.

Ao contrário de cães e gatos, animais roedores não podem ser transportados na cabine da aeronave por razões de segurança, motivo pelo qual os passageiros não puderam embarcar no voo da KLM desta quinta-feira (18/11) em São Paulo com seu coelho”, informou.

Entretanto, coelhos são lagomorfos, ao contrário dos roedores. Eles possuem quatro dentes incisivos, diferente dos roedores, como os ratos, que possuem dois dentes.

A KLM informou que “lamenta profundamente que a situação tenha escalado para um desentendimento no local de embarque” e ressaltou que não aprova “qualquer tipo de comportamento violento de passageiros e colaboradores”. A empresa comunicou que foi aberta uma investigação interna para apurar os fatos.

Após o desentendimento, o passageiro conseguiu embarcar seu coelho em um voo internacional da KLM nesta sexta-feira (19).

Da redação do Acontece na Bahia

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