O nordeste é dotado de uma grande variedades de árvores frutíferas, mas uma delas se destaca na preferência popular: O Umbu. De Novembro a Março várias regiões do Norte de Minas até a mais longínqua caatinga Nordestina o Umbu é apreciado por nativos e visitantes.

As duras secas do sertão nordestino dificultam a vida de muitas plantas, mas o umbuzeiro esta lá, de pé! Segundo o site Acervo Caatinga “As raízes têm batatas que funcionam como uma espécie de caixa d’água. A água fica dentro dessas batatas. E como são centenas enterradas, elas vão irrigando a árvore. Pesquisas mostram que um umbuzeiro adulto chega a acumular aproximadamente 1.500 litros de água. E é por isso que ele atravessa todo o período seco bem verdinho e dando frutos.”

O umbuzeiro é realmente uma planta bendita para o sertanejo! Do seu fruto se faz a umbuzada, receita tradicional que ganhou o mundo e encanta pelo seu sabor singular. O umbu também pode servir de comida para as criações de animais, visto que pela sua longevidade e boa dispersão de sementes, os pés de um umbu são encontrados em muitos locais e produzem frutos, mesmo nas secas. Diante de tamanha resiliência, o umbuzeiro representa em si a força do povo que com ele habita.

Texto: Rômulo Fontoura

 

Assuntos relacionados

Caetité: menino de 7 anos doa cestas básicas adquiridas com a venda de ‘geladinhos’ para famílias carentes

Uma notícia tem repercutido nas redes sociais neste sábado (8). O enredo escrito pelo pequeno Samuel Soares, de 7 anos, faz a gente repensar as nossas atitudes como ser humano […]

Benefícios da Jaca

Caju, a “fruta” e seus benefícios

Fruto Caju, o Brasil conhece, quer dizer, pseudofruto. Sim, “o fruto falso” sobre o qual iremos falar hoje, é nativo no Brasil e muito recorrente no litoral nordestino, sendo mais […]