Uma notícia tem sido destaque nas redes sociais nesta quinta-feira (5). Pesquisa realizada pelo Instituto Genial/Quaest e divulgada nessa quarta-feira (4), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, liderando a corrida eleitoral para o Palácio do Planalto, em 2022. Segundo a pesquisa, Lula aparece à frente tanto no primeiro quanto no segundo turno, contra todos os candidatos.

De acordo o levantamento feito pelo Instituto Quaest para a Genial Investimentos, em possível confronto entre Lula (PT), Jair Bolsonaro (sem partido) e Ciro Gomes (PDT), o petista aparece com 46%, contra 29% de Bolsonaro. Ciro Gomes aparece em terceiro, com 12%. A pesquisa apontou nesse cenário que 4% declaram voto branco, nulo ou abstenção e 9% dizem não ter definição.

Foi avaliado ainda outros cinco cenários onde um nome diferente é colocado ao lado dos três. Diante do nome do apresentador José Luís Datena (PSL), que declarou-se pré-candidato ao Planalto, Lula mantém a liderança com 44%, contra 27% de Bolsonaro que fica em segundo lugar. Datena aparece empatado com Ciro Gomes com 10%. Não houve, neste cenário, declaração de voto branco, nulo ou abstenção e 10% não sabem opinar.

No cenário em que aparece o ex-juiz Sergio Moro, Lula soma 44% das intenções de voto contra 27% de Bolsonaro. Sergio Moro soma 10% e Ciro Gomes 9%. A pesquisa apontou que o percentual de brancos, nulos e abstenções soma 2% e os que não sabem opinar são 7%.

Colocando o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) na disputa, Lula permanece com 44%, Bolsonaro soma 29%, Ciro Gomes fica com 10% e João Doria soma 5%. Segundo a pesquisa, o percentual de brancos e nulos é 3% e 9% não sabem opinar.

Num cenário em que aparece o governador do Rio Grande do Sul, o também tucano Eduardo Leite, Lula soma 45% das intenções de voto contra 29% de Bolsonaro. Ciro Gomes soma 10% e Eduardo Leite 4%. A pesquisa apontou que brancos, nulos e abstenções são 3% e 9% não souberam opinar.

Em novembro terão prévias dentro do PSDB para definir o nome a disputar as eleições presidenciais do ano que vem. Farão parte também das prévias o senador Tasso Jereissati (CE) e o ex-senador e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

No último cenário verificado pela pesquisa, aparece o nome do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM). A pesquisa apontou que Lula soma 45% contra 29% de Bolsonaro. Ciro Gomes aparece com 11% e Mandetta 3% das intenções de voto. Brancos, nulos e abstenções somam 2% e 9% não sabem opinar.

Segundo a pesquisa, Lula lidera as intenções de voto em simulação de segundo turno. Lula venceria Bolsonaro com 54% a 33% das intenções de voto. Contra Moro seria 54% a 26%. Em um confronto com Datena, 54% a 24%, contra Ciro 53% a 23%, contra João Doria 57% a 14%, diante de Eduardo Leite 57% a 15%, e num embate com Mandetta 58% a 14% das intenções de voto.

Por fim, a pesquisa apontou a avaliação negativa do governo Bolsonaro que se manteve em 44%, mesmo percentual verificado no mês passado. Dentre os entrevistados, 26% aprovam o governo atual, mesmo percentual verificado anteriormente. Segundo a pesquisa, os que consideram regular a atual gestão oscilaram 1 ponto para baixo, para 27%. Foram ouvidas 1.500 pessoas em todo o país entre 29 de julho e 1 de agosto e a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

 

Da redação do Acontece na Bahia

 

 

 

Assuntos relacionados

Jacaré é morto a tiros por policiais após dilacerar braço de bebê e atacar tio em lago de GO

Uma notícia tem gerado bastante repercussão nas redes sociais nesta segunda-feira (3) e surgiu após a declaração feita pela Polícia Militar de Goiás que afirmou que foi preciso matar a […]

São Gabriel: Acidente envolvendo uma moto e animal na rodovia tira a vida de enfermeira e deixa outra pessoa ferida

Uma triste notícia está circulando nas redes sociais nesta segunda-feira (3). Isto porque na noite desse sábado (1º) uma mulher morreu e outra ficou ferida em um grave acidente entre […]