Uma notícia tem sido destaque nas redes sociais nesta quinta-feira (5). Pesquisa realizada pelo Instituto Genial/Quaest e divulgada nessa quarta-feira (4), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, liderando a corrida eleitoral para o Palácio do Planalto, em 2022. Segundo a pesquisa, Lula aparece à frente tanto no primeiro quanto no segundo turno, contra todos os candidatos.

De acordo o levantamento feito pelo Instituto Quaest para a Genial Investimentos, em possível confronto entre Lula (PT), Jair Bolsonaro (sem partido) e Ciro Gomes (PDT), o petista aparece com 46%, contra 29% de Bolsonaro. Ciro Gomes aparece em terceiro, com 12%. A pesquisa apontou nesse cenário que 4% declaram voto branco, nulo ou abstenção e 9% dizem não ter definição.

Foi avaliado ainda outros cinco cenários onde um nome diferente é colocado ao lado dos três. Diante do nome do apresentador José Luís Datena (PSL), que declarou-se pré-candidato ao Planalto, Lula mantém a liderança com 44%, contra 27% de Bolsonaro que fica em segundo lugar. Datena aparece empatado com Ciro Gomes com 10%. Não houve, neste cenário, declaração de voto branco, nulo ou abstenção e 10% não sabem opinar.

No cenário em que aparece o ex-juiz Sergio Moro, Lula soma 44% das intenções de voto contra 27% de Bolsonaro. Sergio Moro soma 10% e Ciro Gomes 9%. A pesquisa apontou que o percentual de brancos, nulos e abstenções soma 2% e os que não sabem opinar são 7%.

Colocando o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) na disputa, Lula permanece com 44%, Bolsonaro soma 29%, Ciro Gomes fica com 10% e João Doria soma 5%. Segundo a pesquisa, o percentual de brancos e nulos é 3% e 9% não sabem opinar.

Num cenário em que aparece o governador do Rio Grande do Sul, o também tucano Eduardo Leite, Lula soma 45% das intenções de voto contra 29% de Bolsonaro. Ciro Gomes soma 10% e Eduardo Leite 4%. A pesquisa apontou que brancos, nulos e abstenções são 3% e 9% não souberam opinar.

Em novembro terão prévias dentro do PSDB para definir o nome a disputar as eleições presidenciais do ano que vem. Farão parte também das prévias o senador Tasso Jereissati (CE) e o ex-senador e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

No último cenário verificado pela pesquisa, aparece o nome do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM). A pesquisa apontou que Lula soma 45% contra 29% de Bolsonaro. Ciro Gomes aparece com 11% e Mandetta 3% das intenções de voto. Brancos, nulos e abstenções somam 2% e 9% não sabem opinar.

Segundo a pesquisa, Lula lidera as intenções de voto em simulação de segundo turno. Lula venceria Bolsonaro com 54% a 33% das intenções de voto. Contra Moro seria 54% a 26%. Em um confronto com Datena, 54% a 24%, contra Ciro 53% a 23%, contra João Doria 57% a 14%, diante de Eduardo Leite 57% a 15%, e num embate com Mandetta 58% a 14% das intenções de voto.

Por fim, a pesquisa apontou a avaliação negativa do governo Bolsonaro que se manteve em 44%, mesmo percentual verificado no mês passado. Dentre os entrevistados, 26% aprovam o governo atual, mesmo percentual verificado anteriormente. Segundo a pesquisa, os que consideram regular a atual gestão oscilaram 1 ponto para baixo, para 27%. Foram ouvidas 1.500 pessoas em todo o país entre 29 de julho e 1 de agosto e a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

 

Da redação do Acontece na Bahia

 

 

 

Assuntos relacionados

Maitê Proença afirma que após romance com Adriana Calcanhotto ter sido noticiado sua intimidade foi exposta

Uma notícia tem repercutido nas redes sociais nesta quinta-feira (16). A atriz Maitê Proença comentou sobre o vazamento de informação sobre o romance que está vivendo com a cantora Adriana […]

Queda de aeronave em Piracicaba deixa 5 pessoas da mesma família entre as vítimas

Uma notícia triste tem sido divulgada nas redes sociais nesta terça-feira (14). A queda de uma aeronave de pequeno porte em Piracicaba, interior de São Paulo, na manhã desta terça-feira, […]