Uma notícia tem repercutido nas redes sociais nesta quarta-feira (4). O trabalho científico desenvolvido na pesquisa sobre o novo coronavírus, fez com que a biomédica brasileira Jaqueline Góes de Jesus fosse escolhida pela fabricante de brinquedos Mattel para ser homenageada com boneca Barbie.

Jaqueline estava na equipe responsável por fazer o sequenciamento genético do novo coronavírus dos primeiros casos de Covid-19 descoberto na América Latina. Também foram homenageadas, além de Jaqueline, outras cinco cientistas, entre elas a britânica Sarah Gilbert, que liderou a criação da vacina de Oxford-AstraZeneca.

Góes tem apenas 31 anos, mas já apresenta um trabalho brilhante no campo da biomedicina. Antes do trabalho desenvolvido na pesquisa sobre o novo coronavírus, Jaqueline estava na equipe que sequenciou o genoma do vírus da Zika. A biomédica é natural de Salvador e atualmente é pesquisadora  bolsista da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), em nível de pós-doutorado, no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo — Universidade de São Paulo (IMT-USP).

A equipe empenhada no estudo do novo coronavírus, sob coordenação da imunologista Ester Cerdeira Sabino, conseguiu fazer o sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de covid-19 no Brasil — um tempo abaixo da média mundial, que é de 15 dias.

Da redação do Acontece na Bahia

Assuntos relacionados

Maitê Proença afirma que após romance com Adriana Calcanhotto ter sido noticiado sua intimidade foi exposta

Uma notícia tem repercutido nas redes sociais nesta quinta-feira (16). A atriz Maitê Proença comentou sobre o vazamento de informação sobre o romance que está vivendo com a cantora Adriana […]

Queda de aeronave em Piracicaba deixa 5 pessoas da mesma família entre as vítimas

Uma notícia triste tem sido divulgada nas redes sociais nesta terça-feira (14). A queda de uma aeronave de pequeno porte em Piracicaba, interior de São Paulo, na manhã desta terça-feira, […]