Uma notícia tem sido destaque nas redes sociais nesta quinta-feira (29). O relato da jovem Laís Amaral, 25 anos, tem viralizado na Web sobretudo por falar de uma situação comum a todas as mulheres quando o assunto é remédio contraceptivo. A jovem publicou um vídeo em que fala do uso da ‘pílula do dia seguinte’ e diz que desenvolveu trombose no pulmão por conta do uso do medicamento.

Laís, que mora em Goiás, contou que foi diagnosticada com tromboembolismo, em 2016, após ter tido 2 paradas cardiorrespiratórias e ter passado 12 dias em coma. A jovem disse ainda que mesmo antes de ter sido internada havia passado mal algumas vezes e em uma delas caiu e bateu com a cabeça.“Assim que o enfermeiro fechou a ambulância, ele ficou de costas para mim, e eu acabei tendo a minha primeira parada cardiorrespiratória, na frente da minha mãe. Ela desesperada começou a gritar pedindo ajuda, e aí eles conseguiram me reanimar”, contou a jovem.

Laís contou ainda que teve a segunda parada cardiorrespiratória na chegada ao hospital e precisou ser intubada. “Descobriram que eu estava com uma mancha no cérebro por causa da minha queda, e eu fiquei mais ou menos 12 dias em coma, acordei no dia 25 de janeiro de 2016”.

Ao acordar do coma, Laís acabou vomitando e broncoaspirou a dieta, ou seja, respirou o próprio vômito e o líquido foi parar no pulmão. Após um procedimento médico foi retirado 750 ml de líquido dos pulmões da jovem.

‘‘Eu tive pancreatite, acabei pegando uma bactéria, tive pneumonia, fiz 7 sessões de hemodiálise e tive falência múltipla dos órgãos. Fiquei 30 dias na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e 9 na enfermaria”, conta Laís Amaral. A situação delicada pela qual Laís passou foi devido a um tromboembolismo pulmonar, segundo diagnóstico médico recebido.De acordo com a jovem, a causa da doença que a afetou foi uso de pílula do dia seguinte e remédio anticoncepcional, segundo avaliação médica.

Disse ainda que havia tomado duas pílulas do dia seguinte e voltado a usar anticoncepcional. Laís fez uma publicação no TikTok, nesse domingo (25), em que aparece em um vídeo e lê uma frase.“Toma pílula do dia seguinte, boba, não dá em nada”. Na sequência ela posta outro vídeo em que apareceu debilitada, andando com a ajuda de médicos no hospital, e escreveu: “que mentira, que mentira”

Eu acho que eu fiz o uso bem errado do remédio, ainda mais porque a minha mãe já tinha alertado sobre os riscos da pílula do dia seguinte, e eu não deveria ter tomado. Em relação ao anticoncepcional, eu voltei a tomar achando que não teria risco algum, mas deveria ter voltado no médico para saber se poderia”, comenta Laís.

De acordo com a médica ginecologista e obstetra Júlia Farias, o uso de pílulas contraceptivas de emergência é arriscado e o ideal é que sejam evitadas, salvo em situações emergenciais e com prescrição médica.

Da redação do Acontece na Bahia

Assuntos relacionados

Maitê Proença afirma que após romance com Adriana Calcanhotto ter sido noticiado sua intimidade foi exposta

Uma notícia tem repercutido nas redes sociais nesta quinta-feira (16). A atriz Maitê Proença comentou sobre o vazamento de informação sobre o romance que está vivendo com a cantora Adriana […]

Queda de aeronave em Piracicaba deixa 5 pessoas da mesma família entre as vítimas

Uma notícia triste tem sido divulgada nas redes sociais nesta terça-feira (14). A queda de uma aeronave de pequeno porte em Piracicaba, interior de São Paulo, na manhã desta terça-feira, […]