Uma notícia tem repercutido nas redes sociais nesta quarta-feira (21). Em resposta as declarações recentes feitas pelo presidente Jair Bolsonaro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o chefe do executivo e alfinetou: “Pare de ser estúpido. Ninguém quer receber a faixa (presidencial) de você. Pode deixar que o povo vai empossar o presidente eleito em 2022. E não será você”, disse o ex-presidente durante uma entrevista a uma rádio.

A fala do ex-presidente veio em um momento que o presidente Bolsonaro tem criticado de forma contundente a urna eletrônica e o processo eleitoral. Bolsonaro disse que entregaria a faixa presidencial para qualquer um, caso perdesse em ‘‘eleições limpas’’, que segundo o presidente só é possível por meio de escolhas registradas em papel.

Bolsonaro havia divulgado um evento no Palácio do Planalto com “hackers do bem”, na manhã dessa terça-feira (20), para apresentar supostas evidências da vitória de Aécio Neves (PSDB) diante de Dilma Rousseff (PT).

Segundo o TSE, todas as fases atuais do processo eleitoral já são auditáveis e todo o trâmite é acompanhado por integrantes dos partidos políticos em tempo real. A Corte aponta que o retorno do voto impresso colocaria em risco o sigilo do voto e possibilitaria a prática da compra de eleitores.

Lula aproveitou a entrevista para fazer críticas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que sugeriu alteração do sistema político brasileiro para o semipresidencialismo, a partir de 2026.”É outro golpe para tentar evitar que nós possamos ganhar as eleições”, disse Lula se equivocando e fazendo referência à próxima eleição.

No sistema político como o semipresidencialismo, a exemplo da França e Portugal, o presidente é escolhido pelo voto popular enquanto a chefia de governo fica a cargo do primeiro-ministro que é escolhido pelos parlamentares.

Da redação do Acontece na Bahia

Assuntos relacionados

Aeronave com 18 torcedores de time de beisebol cai no Texas e todos sobrevivem ao acidente

Uma notícia tem sido manchete nos principais meios de comunicação nesta quarta-feira (20). Um acidente aéreo improvável aconteceu nessa terça-feira (19) e envolveu uma aeronave que viajava de Houston a […]

Rede de fast food demite funcionário após vídeo com alimentos em vaso sanitário ser publicado

Uma notícia tem sido destaque nas redes sociais nesta quarta-feira (20). O funcionário da rede de fast food Subway, Jumanne Clary, foi demitido pela empresa após divulgar um vídeo onde […]