Uma notícia tem sido destaque nas redes sociais nesta quinta-feira (24). De acordo com fontes oficiais, o relato da sul-africana Gosiame Sithole que teria conseguido dá à luz a 10 bebês nos primeiros dias deste mês é falso. Os nascimentos não foram registrados em nenhum hospital na província de Gauteng e de acordo com registros médicos não há a informação de que a mulher tenha estado grávida recentemente, como demonstram documentos oficiais.

Atualmente Gosiame que tem 37 anos segue detida sob a custódia do estado e é tratada como uma pessoa portadora de distúrbio mental. Por meio de nota o governo de Gauteng relata a história mas não esclarece os motivos pelos quais a mulher tenha contado este caso. Primeiramente o caso envolvendo Gosiame teve publicação no site Pretoria News e depois o prefeito confirmou a versão com alguns veículos de imprensa replicando a história. Entretanto o governo local comunicou que o prefeito não chegou a ver os bebês e confiou apenas na palavra da família.

De acordo com o site, Gosiame teve os dez bebês no dia 7 de junho no Hospital Universitário Steve Biko, que fica na capital e denunciou o despreparo dos médicos além de acusar o hospital e governo local de negligência médica.”Essas alegações são falsas, não embasadas e servem apenas para atacar a boa reputação do Hospital Universitário Steve Biko e do governo provincial de Gauteng” , disse uma autoridade local afirmando que iria processar o editor-chefe do site Pretoria News, Piet Rampedi, e o IOL, grupo Independente Online.

Sithole e Teboho Tsotetsi, seu parceiro, moravam em Thembisa, município perto de Joanesburgo e frequentavam a mesma igreja que Rampedi, editor-chefe do site Pretoria News. O editor entrevistou o casal no mês de maio com a notícia que estariam esperando oito bebês além de ter acesso a fotos que mostravam Sithole aparentemente grávida. No dia 10 de junho o site noticiou um número maior de bebês nascidos atribuindo a informação a Tsotetsi, que seria a fonte da informação.

Tempos depois Tsotetsi disse que recebeu a notícia do nascimento dos bebês por meio de mensagens de texto em razão de não poder estar no hospital por causa da pandemia de Covid 19. O editor-chefe baseou a sua notícia nas mensagens de WhatsApp e não consultou o hospital para ter informações. Sithole e Teboho receberam muitas doações, incluindo US$ 1 milhão de rands (cerca de R$ 350 mil) do presidente do IOL, Iqbal Survé. Entretanto o Pretoria News não fez a divulgação do hospital onde os bebês haviam nascido e começavam aí as suspeitas. O IOL fez acusações ao Hospital Universitário Steve Biko dez dias após o suposto nascimento.

Tsotetsi comunicou o desaparecimento de Sithole e pediu às pessoas que não fizessem mais doações o que despertou ainda mais suspeitas. A mulher foi localizada nessa sexta-feira (18) por assistentes sociais e foi internada em um hospital para fazer exames. O editor-chefe Rampedi se desculpou perante o IOL e disse que deveria ter investigado a história com mais rigor.

Da redação do Acontece na Bahia

Assuntos relacionados

‘Mendigato’, como ficou conhecido, viraliza na Web e família o reconhece

Uma notícia tem circulado nas redes sociais neste sábado (24). Uma família de Ponta Grossa, interior do Paraná, reencontrou um familiar, morador de rua, que viralizou na internet após ter […]

‘Eduardo Costa?’, detonam fãs o novo visual de Gusttavo Lima que se prepara para turnê

Uma notícia tem gerado muitos comentários nas redes sociais neste sábado (24).O novo visual do cantor Gusttavo Lima tem gerado mutos comentários na web. Com novo visual, o resultado apresentado […]