Foto : Márcio Cabral / Guia Chapada Diamantina

Lençóis, Chapada Diamantina.

 

Está planejando uma sua viagem para a Chapada Diamantina? Segue esse post e conheça Lençóis, eleita como melhor destino do Brasil no Prêmio Melhores Destinos 2019.

 

Uma das principais regiões turísticas do estado da Bahia é a região da Chapada Diamantina,  é composta por 24 municípios, que oferecem em sua maioria, condições especiais para quem deseja descansar e curtir a natureza, sua região abriga grutas, cavernas, cânions, piscinas naturais e algumas das mais altas cachoeiras do país, que caem das elevações de pedras. A região de serras caracterizado como parque nacional. Entre meus muitos municípios, uma de suas principais cidades da região é Lençóis.

 

 

Lençóis, é uma das cidades mais procuradas quando o assunto é “Chapada Diamantina” e serve de base receptiva para a região. Apesar de pequena, sua estrutura receptiva é de dar inveja a muitas cidades turísticas, sua boa estrutura hoteleira e gastronômica representa um conjunto de qualidade, sua estrutura comporta ainda aeroporto para aeronaves medianas. A cidade, tem  pouco mais de 10.000 habitantes, foi fundada no século XIX  por causa das atividades de mineração na região,  chegou a ser um lugar próspero por causa da mineração de diamantes.

Por isto, a estrutura arquitetônica da cidade reflete o “o ciclo de diamantes”, a cidade é tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com seus casarões no central da cidade e por sua importância e sua configuração histórica. O patrimônio da cidade abriga a igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, a antiga residência da família Sá, e o museu Afrânio Peixoto.  com seus casarões no central da cidade. Hoje, Lençóis é considerada é parada obrigatória e está entre os melhores destinos turísticos do País.

 

 

Dentre os “Ribeirões”, o mais frequentado é o do Meio, isso se dá pela configuração do relevo, que faz com que sua principal cachoeira tenham uma pequena inclinação, assim os banhistas podem utilizá-la como um “tobogã” natural.

 

Das outras atrações, de Lençóis as mais próximas são Poço do Diabo e Rio Mucugezinho com  20 km de distância da cidade, Serra das Paridas com 36 km; Morro do Pai Inácio 26 km, Gruta da Pratinha 48 km; Grutas da Fumaça ou Lapa Doce com cerca de 67 km;  Poço Encantado: 140 km; Igatu: 112 km e Mucugê: 147 km.

 

E agora, muita opção para fazer em Lençóis, conta para a gente como está planejando sua viagem?

A magia em torno da cidade está em seus pontos turístico, em  Lençóis, os principais estão centradas no Parque Nacional da Chapada Diamantina e são eles: Parque do Municipal do Muritiba, Caldeirões do Serrano, Ribeirão de Baixo, do Meio e do Alto. Morro do Pai Inácio, Gruta Torrinha, Cachoeira Poço do Diabo, Cachoeira dos mosquitos.

 

 

A entrada do Parque (Muritiba) fica dentro da cidade, seu fácil acesso faz com que ele seja uma excelente opção, além é claro, da exuberante oferta de atividades e de turismo ecológico. O Caldeirão do Serrano, é um conjunto de poços presente no parque, sua principal atração são as piscinas naturais de hidromassagem.

Fonte das imagens:
Fonte: https://www.google.com/search?q=cidade+len%C3%A7%C3%B3is+bahia&rlz=1C1SQJL_pt-BRBR802BR802&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj22b3g5bPlAhWNv1kKHTbvBMIQ_AUIEigB&biw=1366&bih=625#imgrc=emqmj1zidmH3ZM:
Fonte: https://www.google.com/search?q=parque+municipal+de+muritiba&rlz=1C1SQJL_pt-BRBR802BR802&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwicj7b75LPlAhUQqlkKHSa3AHkQ_AUIEygC&biw=1366&bih=625#imgrc=dsZTB70GPaukbM
Fonte: https://www.google.com/search?q=parque+municipal+de+muritiba&rlz=1C1SQJL_pt-BRBR802BR802&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwicj7b75LPlAhUQqlkKHSa3AHkQ_AUIEygC&biw=1366&bih=625#imgrc=Eyo3BVFeHPRohM:

Assuntos relacionados

Conheça Barra Grande, destino certo para suas férias

Conheça Barra Grande, destino certo para suas férias

De águas cristalinas e clima quente, Barra Grande é com certeza o seu destino certo para esse Verão. Praia, areia, mar e vila, um conjunto perfeito situado em Barra Grande, […]

Baixio, um dos melhores destinos da Bahia

Baixio, um dos melhores destinos da Bahia

O melhor da Bahia e um refúgio de águas cristalinas. Não restam dúvidas que o estado da Bahia está no coração de todos, seja você da terrinha, do Nordeste, do […]