Está pretendendo conhecer o extremo sul baiano? A dica de hoje é sobre a cidade de Alcobaça.

 

Repletas de histórias do tempo de colonização, a pequena cidade de Alcobaça tem muito a oferecer para quem deseja descansar no litoral baiano e conhecer um pouco da história da região. Localizada na Costa das Baleias, no litoral extremo sul do estado, cidade é oriunda do processo de colonização portuguesa, e está situada em região onde se encontrava uma das sesmarias de Portugal. Seu início remete a fundação em 1752 da Vila de São Bernardo de Alcobaça. Hoje, é repleta de edifícios antigos com estruturas e monumentos coloniais com um encanto que nos remete a outros tempos. Situada a 830 km da capital Salvador, 50 km de Prado, 236 km de Porto Seguro, tem fácil acesso pela BR-290.

 

 

Ao chegar cidade, as principais opções de lazer são indicadas pela natureza, litoral com falésias, lindas praias, coqueirais, lagoas, rios, manguezais, fauna e flora que juntas formam e consolidam a beleza da cidade, outra opção de passeio está na visita ao arquipélago de Abrolhos e Parcel de Paredes.

 

A principal praia da cidade recebe o nome da própria cidade, a praia Alcobaça fica situada nas proximidades do centro, e nela se pode encontrar restaurantes rústicos e multifacetados que servem com muita qualidade pratos à base peixes e frutos do mar. No litoral da cidade existem ainda outras importantes praias como a praia do farol, praia de Zeloris, praia da Barra do Itanhém. Estas são continuação a extensão da praia da cidade, ficando próximas a pousadas, hotéis, condomínios, áreas de prática de esportes náuticos.

 

Das principais atividades de contato com a natureza estão a possibilidade de visita ao arquipélago de Abrolhos e Parcel de Paredes. Um dos pontos de saída para visitar o parque no arquipélago está localizado em Alcobaça, por esse motivo há na cidade uma circulação grande de visitantes em função dessas atividades. Os recifes que abrigam a fauna marinha, dão condições de “paraíso” para mergulhadores.  Há ainda na região, um cemitério de navios submersos em profundidades medianas. Empresas especializadas fornecem equipamentos e organizam expedições de atividades de mergulhos para Abrolhos e Parcel de Paredes.

 

E então, afim de curtir as praias magníficas dessa cidade e aproveitar para conhecer o restante da região? Conta para a gente nos comentários.

Assuntos relacionados

Conheça Barra Grande, destino certo para suas férias

Conheça Barra Grande, destino certo para suas férias

De águas cristalinas e clima quente, Barra Grande é com certeza o seu destino certo para esse Verão. Praia, areia, mar e vila, um conjunto perfeito situado em Barra Grande, […]

Baixio, um dos melhores destinos da Bahia

Baixio, um dos melhores destinos da Bahia

O melhor da Bahia e um refúgio de águas cristalinas. Não restam dúvidas que o estado da Bahia está no coração de todos, seja você da terrinha, do Nordeste, do […]