Vinagre o antimofo mais eficaz.

Se mora no litoral ou na região onde vive o clima é quente e úmido, esse texto provavelmente vai te ajudar. Mas, se o seu caso não é um desses e mesmo assim você sofre com problemas relacionados a aparição de bolor e mofo em sua casa, acompanhe nossa dica.

O mofo ou bolor, é o nome popular de um conjunto de fungos denominados Stachybotrys Chartarum. Estes podem aparecer em móveis, paredes e materiais orgânicos. Podem ser invisíveis e até mesmo visíveis, podendo ser identificados pelo odor do ambiente ou até mesmo pela aparição massiva do bolor, além de causar mau cheiro nos móveis, os fundos se alimentam materiais, corroendo-os com o tempo. Nos móveis e nas paredes, as causas de sua aparição podem ser infiltrações, escassez de iluminação natural nos ambientes e pouco arejamento.

É importante destacar que a ocorrência de fundos pode causar danos a saúde e bem estar das pessoas, podendo agravar alguns problemas de saúde, causando reações alérgicas e problemas respiratórios como: Asma, Rinite, Sinusite.

Felizmente, esses fungos podem ser combatidos, e é por isso que estamos aqui, pra te ajudar a acabar de vez com esse problema de uma vez por todas, de maneira simples, barata e eficiente.

A melhor solução, é sem sombra de dúvidas, o uso de medidas preventivas como a eliminação de umidade e rotineiramente a limpeza da mobília. Mas caso estes já tenham infestado seu móvel ou lar, existe um método caseiro muito eficiente para eliminar mofo dos móveis: Vinagre. Sim, acredita? Você não vai precisar sair para comprar e nem irá ter de montar receitas mirabolantes, simplesmente vinagre.

O vinagre é uma solução de ácido acético, o que é muito eficiente para eliminar o problema.

Receita:

  1. Misture o vinagre branco com um pouco de água morna e limpe os móveis contaminados pelo fungo com essa mistura. A dica é deixar mais vinagre do que água, cerca de ¾ de vinagre e ¼ de água.
  2. Dilua o conteúdo e caso tenha um borrifador em casa, pode deixar a solução nele e ir usando de acordo com sua necessidade.
  3. Borrife ou espalhe a solução no local onde o mofo está visível ou em lugares onde deseja realizar a limpeza preventiva. Se não tiver um borrifador, utilize papel toalha ou um pano que possa lavar ou descartar após a limpeza.
  4. Deixe o vinagre agir por um tempo, 30 min à 1 hora.
  5. Esfregue ou passe pano no restante do mofo, o ideal é realizar o procedimento com água morna, passando o pano ou a escova e retirando o conteúdo com a água.
  6. Seque a região com um pano.

Lembre-se: mesmo que você já tenha se livrado do mofo, ou não tenha esse problema, é necessário também prevenir.

Gostou da nossa dica? Conhece outras receitas para combater o mofo? Conta pra gente nos comentários.

Assuntos relacionados

TSE pede investigação do STF sobre fake news ditas por Bolsonaro contra urnas eletrônicas

Uma notícia tem repercutido nas redes sociais nesta terça-feira (3). O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu em votação unânime que o Supremo Tribunal Federal (STF), investigue o presidente […]

DPE pede R$ 200 milhões em ação envolvendo morte de tio e sobrinho em supermercado

Uma notícia tem repercutido nas redes sociais nesta terça-feira (3). A ação movida contra a rede de supermercado Atakarejo pela Defensoria Pública Estadual (DPE), da Bahia, estabelece uma indenização de […]