Respirando Corretamente

Já reparou como é engraçado quando um bebê respira? A barriguinha subindo e descendo. Você sabia que quando ficamos mais velhos e deixamos essa prática no modo “automático” acabamos que fazendo ela de um jeito errado? Não acredita? Hoje vou contar como você pode melhorar ainda mais a sua saúde simplesmente corrigindo a forma que você respira, o que você precisa fazer é simples, vamos ver?.

Sabia que com a respiração errada você pode estar prejudicando o seu corpo? Respirar corretamente pode te ajudar a melhorar o sono, humor, sistema nervoso, recuperação muscular, desenvolvimento do corpo, dos dentes e também da estrutura óssea. O primeiro passo para corrigir a forma de respirar é prestando atenção no movimento realizado. Respira, inspira. Ar para dentro, gás carbônico para fora. Será mesmo só isso?.

“Então, se é pra por o ar para dentro e para fora eu estou fazendo correto”, “o que seria respirar corretamente?” Bem, para começar, respirar corretamente é trabalhar os músculos do sistema respiratório para que fisiologicamente, esta ação seja ideal para o seu corpo. Devemos considerar que o movimento correto de respiração deve envolver o diafragma. Para saber se você está fazendo isso certo inspire pelo nariz, sinta o ar chegar aos pulmões e perceba o abdômen se movimentar. Vamos ver?

Respire pelo nariz

A respiração deve entrar e sair pelo nariz. O nariz é o órgão responsável por filtrar o ar, ele refina e prepara o ar que passa pelas cavidades nasais e vai até os pulmões. Quando você respira pela boca, os pulmões recebem muito mais ar “não-filtrado”, isso quer dizer que esse ar vai possuir características inadequadas para utilizá-lo, estando num estado “cru”, frio, seco e cheio de vírus e bactérias. Assim, ao respirar pelas narinas, você está se protegendo e tornando o ar inspirado mais limpo e seguro.

Respire com o diafragma


O ar que você respira, deve percorrer todo o caminho até seus pulmões, inflado-os como se sua barriga estivesse cheia. Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas expandem, produzindo um aumento no volume da caixa torácica, que força o ar a entrar nos pulmões. Para ajudar nesse processo inspire pelo nariz contando até quatro. Deixe o ar preencher os pulmões e abdomem, depois, expulse-o expirando, podendo usar a boca como via respiratória, mas atenção, somente na hora e expelir o ar, e não de inflar.

A respiração com o uso do diafragma é mais lenta, isso contribui para um equilíbrio das trocas gasosas no corpo, pois ao inspirar você está se inflando e enviando oxigênio para sangue, ao expirar você retira o gás carbônico do corpo.

Relaxe

Este é um passo super importante e deve acontecer em todo o processo. Não importa o que queremos fazer, estaremos melhores se estivermos relaxados. O relaxamento deve agir para combater a tensão corporal. Ao deixar a respiração mais relaxada, controlamos o funcionamente do corpo, desde os batimentos cardiacos ao processo de oxigenação do sangue. Neste caso, corpo relaxado quer dizer “boa saúde”.

Bem, com isso aprendemos que existe sim uma forma correta de respirar, e isso pode trazer inúmeras melhorias para o corpo, que refletem na ansiedade e os riscos de aumento da pressão arterial, depressão e diabetes.

Preparado para corrigir a respiração? Conta para a gente o que achou dos resultados nos comentários.

Assuntos relacionados

Assessora de Claudia Rodrigues diz que atriz deixou Unidade de Terapia Semi-Intensiva

Uma boa notícia está circulando nas redes sociais nesta segunda-feira (19). De acordo com a amiga e empresária de Claudia Rodrigues, Adriane Bonato, a atriz recebeu alta da Unidade de […]

Luciano Szafir apresenta melhora e se alimenta pela primeira vez após cirurgia

Uma boa notícia tem circulado nas redes sociais nesta quarta-feira (14). O ator Luciano Szafir, 52 anos, internado desde o dia 22 de junho em decorrência da Covid 19, aparece […]