Há uma tradição antiga chamada Feng Shui, nela existem alguns tipos de amuletos de proteção que mudam a energia dos ambientes. Esses amuletos são capazes de emitir vibrações poderosas, capazes de extirpar toda energia negativa contida nos ambientes.

Um desses muitos amuletos é o de semente de mucunã, conhecido popularmente como “Olho de Boi”. Podemos dizer que em muitas culturas, este amuleto é usado para afastar o mau olhado, além de ser um ótimo canalizador de energia.

Os efeitos da semente são propagados a partir do uso como objeto pessoal ou em casa, com a finalidade de impedir que energias negativas cheguem e se instalem no ambiente, atraindo ainda a boa sorte.

Além do Feng Shui, a semente é amplamente utilizada nas práticas do Candomblé e Umbanda, nelas, o uso do Olho de Boi tem sua aplicação tanto como semente quanto em sua folhagem como Mucunã. No Candomblé, a folha dessa planta costuma ser atribuída ao orixá Osaiyn, sendo esta utilizada no preparo de banhos dos seus filhos e de seus objetos.

No Umbanda, o uso se concentra na semente, que está relacionada a confecção de colares e adornos utilizados pelos caboclos e pretos-velhos. Seu uso é comum nas representações das entidades denominadas guias, que tem receitas específicas para seu uso, como por exemplo: dentro de um copo com água e uma pedra de carvão para ser posto atrás da porta com o objetivo de cortar a cobiça e o mau-olhado.

Entre muitas outras utilidades como amuleto pessoal, a semente, Olho de Boi, pode ser usada dentro de um saquinho de pano preto, o qual deverá estar sempre junto à pessoa e, preferencialmente em seu bolso esquerdo ou lado esquerdo do corpo. É comum ainda que no saquinho se adicione um pouco de sal marinho, arruda e alecrim para potencializar o efeito contra a inveja e atrair sorte.

Caso deseje ter a semente dentro de casa, essa poderá servir-lhe como uma espécie de alarme contra as energias negativas, uma vez que a crença diz que, quando a semente arrebenta, é sinal que seu lar ou os que nele habitam estão sendo alvos de energias negativas. Para isso, coloque a semente dentro de um copo d’água e, se o líquido se tornar escuro após a semente estourar, é sinal que a negatividade enviada é forte e tem o intuito de destruição. Se isso acontecer, jogue as sementes estouradas em mata verde ou água corrente de rio ou mar.

Ainda dentro de casa, a Olho de Boi pode ser colocada dentro de um pequeno saquinho confeccionado em pano preço e então pendurada atrás da porta de entrada. Também pode ser espalhada estrategicamente pelos cantos da casa.

Caso tenha o desejo de utilizar como proteção pessoal, confeccione colares, pulseiras ou até mesmo brincos com a semente, além de proteger-se, irá ter acessórios bastante usuais e bonitos, mas tenha cuidado, preferencialmente ao construir os objetos não deve furá-la, e ande com a Olho de Boi como forma de repelir más vibrações.

Você pode ainda colocar algumas sementes em um pote transparente com água. Utilize-o como um arranjo ou esconda-o no canto do ambiente. Quando o local estiver carregado negativamente, as sementes irão arrebentar, quanto mais semente estouradas, mais carregado está o ambiente. Jogue as que estouram fora.

O que achou dessas dicas? Conta pra gente nos comentários!

Assuntos relacionados

Moraes Moreira será homenageado com estátua ao lado de Castro Alves

Uma notícia tem repercutido nas redes sociais nesta terça-feira (19). O cantor Moraes Moreira, que foi vítima de um infarto e morreu em abril de 2020, vai ser homenageado nos […]

Umbuzeiro: Árvore Milagrosa do Sertão

O nordeste é dotado de uma grande variedades de árvores frutíferas, mas uma delas se destaca na preferência popular: O Umbu. De Novembro a Março várias regiões do Norte de […]