“Jaca-mole ou jaca-dura, qual a sua preferida?” Se você é brasileiro e não conhece essa frase, pode ter algo de muito errado acontecendo, brincadeiras a parte, a fruta é uma das mais comuns, sendo muito popular no Brasil. A jaca é um fruto da jaqueira, árvore que embora popular no Brasil e em outros países de clima tropical, tem suas origens na sul do continente Asiático. Trazida para solos brasileiros por volta do século XVIII, a árvore se adaptou muito bem ao nosso clima, principalmente na região amazônica e na costa litorânea do Brasil.

Seus frutos nascem nos troncos e galhos, são formados por gomos, polpa e sementes, tem coloração amarelada e uma superfície exterior bastante áspera. Pode ser consumida de forma natural, cozida ou até mesmo em receitas mais sofisticadas, se adequando a todos os gostos. Seu fruto pode chegar a pesar cerca de 15 kg e entre as variedades mais cultivadas no Brasil, se destacam: jaca-mole, jaca-dura e jaca-manteiga

Mas afinal, quais são os benefícios da jaca? Quais as suas propriedades? Para que serve?

Embora sua utilização seja quase sempre para degustação recreativa, o consumo da jaca pode ajudar na prevenção e no tratamento de algumas doenças. A jaca é fonte de vitaminas A, B e C, além de minerais como cálcio, potássio, ferro, fósforo. Vejamos então alguns benefícios, propriedades e funções de sua utilização.

Jaca e seus benefícios.

1. Melhora o funcionamento do sistema digestivo

Por ser rico em fibra, o consumo da fruta ajuda na melhora da digestão, estimulando o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre e doenças relacionadas com o intestino.

2. Regula a hipertensão

Por ser rica em potássio e possuir baixas concentrações de sódio, seu consumo pode ajudar a regular os níveis de sódio, atuando na prevenção de problemas cardiovasculares, contribuindo assim para a manutenção de uma pressão arterial saudável.

3. Previne anemia

Dona de um quadro nutricional incrível, a jaca repõe nutrientes essenciais para o organismo. Além disso, tem vitamina C em sua composição, nutriente que aumenta a absorção de ferro, mineral fundamental para a prevenção e o tratamento  da anemia.

Esta fruta é uma excelente fonte de ferro, vitamina K, C, E e A, essenciais na prevenção da anemia. Além disso, a vitamina C presente na fruta também é importante para a eficaz absorção de ferro.

 4. É antioxidante

A Jaca contém um alto teor de vitamina C, e Vitamina A, que tem um elevado poder antioxidante, o que ajuda a neutralizar os radicais livres e além disso ajuda a reforçar o sistema imunológico. Na pele, os radicais livres causam diversos danos e são responsáveis por acelerar o envelhecimento. Com isso e com os nutrientes encontrados no fruto, sua atuação é eficaz quando se trata de cuidados com a pele.

5. Elimina as toxinas do cólon

Estudos revelam que o fruto jaca é essencial para se livrar de toxinas do cólon , devido à sua elevada constituição em antioxidantes, este tipo de toxinas acumuladas podem conduzir a câncer no cólon.

6. Melhora a visão

A jaca é muito rica em vitamina A, beta caroteno e luteína, esta fruta é muito importante para manter e promover uma visão saudável, proteger os olhos dos radicais livres e de infecções virais e bacterianas.

7. Melhora o aspeto da pele

Ainda pela enorme quantidade de vitamina A, seu consumo faz muito bem para a pele, unha e cabelos, seu uso regular ajuda na manutenção de uma pele mais jovem, bonita e saudável, já que ajuda a combater as rugas, a vermelhidão, o eczema e outros problemas de pele. Este fruto pode ser aplicado diretamente na pele.

8. Mantém os ossos saudáveis

A Jaca é rica em cálcio e ajuda a fortalecer os ossos, prevenindo a osteoporose, artrite e outras doenças relacionadas com os ossos.

9. Benefícios do complexo B.

Repleto em vitaminas do complexo B, seu uso traz benefícios ao sistema nervoso e a função cerebral, auxilia na saúde do fígado, além disso, age de maneira fundamental na regulação do metabolismo. Atua na manutenção e aumento de peso, atuando na irritabilidade; cansaço; tontura; fraqueza muscular; queda de cabelo; dor de cabeça; dermatite; anemia; unhas fracas; cãibras.

E agora, prefere comer jaca-mole, jaca-dura ou jaca-manteiga? Prefere consumir a  fruta in natura ou em receitas? Conta pra gente nos comentários!

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